terça-feira, dezembro 26, 2006

Que há-de ser de nós...

Penso em ti a noite inteira
Numa Insónia não vencida
Visitava-te sempre nos meus sonhos mal dormidos, visito-te agora naquele sítio inóspito mas real. Olho-te deitado naquela cama e não sei o que pensar. Não sei o que sentir. Fico quieta de sorriso nos lábios a pensar que não conheço aquelas pessoas, não sei se te conheço a ti.
Que há-se ser de nós?

quarta-feira, dezembro 20, 2006

E não é que gosto de trabalhar???

terça-feira, dezembro 19, 2006

O Natal em mim

Eu gosto do Natal. Gosto de tudo o que acontece no Natal, que é sempre como escrevi há um ano:
Começa a azáfama. Último jantar de Natal, velhos amigos com novos rumos que se encontram uma vez por ano. Amanhã parto para a minha Mira, lá me esperam a família, a lareira, o musgo que vou buscar à tarde com o Papi (este ano não queremos pinheiro, houve muitos que arderam) e quando chegarmos a casa vai cheirar a rabanadas que a Mãe e a Mana estarão de certeza a fazer. O Cupi não me vai largar enquanto estiver a fazer o Presépio. Desembrulhar cada um dos personagens no papel de jornal do ano passado: desde a mais pequena ovelha ao Menino Jesus. Montar a cabana que há anos fiz com o meu Pai e que ainda hoje consegue manter-se inteira. Última peça do presépio: O Anjo do presépio antigo de casa dos avós, que vela pelo Menino que acaba de nascer. Sentir o cheiro doce da canela e preparar a mesa para o jantar. As mensagens dos amigos. Os presentes bem escondidos porque a Mana ainda gosta de ir bisbilhotar, apesar da fúria da Mãe. Ir trocar de roupa porque estou cheia de terra e musgo. Limpar todo o lixo que fizémos antes que a Mãe apareça. Sentar no sofá e esperar o resto da família. Viver cada momento como se nunca tivesse sido Natal. Pensar que podia ser todos os dias...
A diferença é que a cabana onde nasce todos os anos o Menino Jesus em minha casa se encheu de caruncho e o Papi deitou-a fora. Já fiz uma birra. Já mandou fazer outra, ainda assim não vai ser a mesma coisa, aquela fomos nós que fizemos há muitos anos atrás. Repito: já fiz uma birra, acho que o Pai já se arrependeu. Vou continuar a fazer birra.
A outra grande diferença é que este ano temos outro Menino Jesus, ainda na barriga da Mãe mas que já trato como se já tivesse vindo ao mundo. Este ano, os poucos presentes que compro (acho que já afirmei que me irrita esta onda consumista do Natal) são para ele. Para o ano vou começar a fabricar presentes em vez de os comprar, para dar um bom exemplo ao meu Vasquinho.

segunda-feira, dezembro 18, 2006

Alguém é capaz de explicar ao mundo que o Natal não é isto??? Não é andar de centro comercial em centro comercial a comprar as "Jóias da Floribela" e o Puzzle do Homem-Aranha?? Alguém pode explicar às crianças que há outras que não recebem nada? Podem ensiná-las a dividir o que têm?? Podem? Podem? Nunca uma música não sei de quem que tenho algures na caixa de CD's antigos e que agora não encontro fez tanto sentido. Era qualquer coisa como:
Podia ser Natal
E não ser farsa.
A história certa é
Natal de porta aberta
A seia pedida
É a Vida do Criador

quinta-feira, dezembro 14, 2006

Olho-me ao espelho, vejo-te e sorrio-me. Ter-te em mim faz-me bem.

quarta-feira, dezembro 13, 2006

TRY A NEW angle.

Não sei porquê mas sempre que mudo de canal leio esta frase dum anúncio da Grant's... Será porque é whisky...? Naaaaaa

segunda-feira, dezembro 11, 2006

A palavra sarcasmo é uma rosa rubra.
A palavra silêncio é uma rosa chá.
Não há céu de palavras que a cidade não cubra
não há rua de sons que a palavra não corra
à procura da sombra de uma luz que não há.

José Carlos Ary dos Santos

domingo, dezembro 10, 2006

Depois de tantas coisas terem já acontecido, a recordação. Receber um CD com músicas e imagens de verter uma lágrima de saudades. Aquele pretérito-mais-que-perfeito foi mesmo inesquecível. Por inúmeras razões, fui feliz naqueles 10 dias. Aquela "LUZ" que recebi. O momento em que soube que a família ia aumentar. O encontro com a Natureza, com Deus. Uma música que começava com qualquer coisa como "Joana, eu gosto de ti". Não gosto especialmente do Inverno. Apetecia-me tomar banho no rio. Por muito mais razões do que estas... queria voltar.

sábado, dezembro 09, 2006

O pior no meio disto tudo é que sei que quando te sentires perdido é de mim que te vais lembrar. O melhor é que sei também que não vou conseguir dizer-te "Não".

quarta-feira, dezembro 06, 2006

Don't ask me what happened ‘cause I still don't know
One minute we were laughing
Then you walked out the door well
Sometimes I'm up and sometimes I'm falling down
Lately my luck it's been dragging on the ground

domingo, dezembro 03, 2006

Oh but I'm doing fine
And thanks for asking
It's been a long time
You know time keeps passing

Colin Hay

Emigrei

O Amor é o meu país.