terça-feira, novembro 24, 2009

Dentro de alguns dias

vou-me pirar daqui. Voltarei com novidades e com mais dedicação ao blogue, que anda meio morto, só com leituras.

Até lá pode ser que escreva mais qualquer coisa. O que não aparece é equivalente ao estado de espírito deste presente que é tudo menos do indicativo (pelo menos, espero que assim seja).

segunda-feira, novembro 16, 2009

Ainda Murakami

A Sul da Fronteira, a Oeste do Sol. Haruki Murakami


A vida solitária de Hajime, o narrador de mais um romance fantástico de Murakami. Criança e homem solitário, cuja vida foi acontecendo sem grandes precalços: filho único (o que no Japão, à época, era pouco normal) trava desde cedo amizade com Shimamoto, uma menina também filha única que partilhava com Hajime os discos do pai e o gosto pela música: "South of the Border, West of the Sun" de Nat King Cole era uma das músicas ouvidas por ambos e que deu o título ao romance.
A vida separa-os e mais tarde reúne-os, não sem antes algumas mulheres terem passado pela vida de Hajime. Do passado de Shimamoto pouco se sabe. Hajime põe tudo em causa por Shimamoto: o trabalho (2 bares de Jazz de que é proprietário), a mulher e as filhas. Como em muitos dos romances de Murakami, as mulheres são sempre enigmáticas, e onde a fronteira entre o real e a fantasia é extremamente ténue.
A ler.

sexta-feira, novembro 13, 2009

Juro que não entendo

Contei-te a novidade com o entusiasmo duma criança que recebe um brinquedo novo.
Fizeste disso um cavalo de batalha que não entendi, como a criança que pisa e parte "mais ou menos sem querer" o jogo novo que tinha acabado de montar.

terça-feira, novembro 10, 2009

Em vias de...

... dar o grito do Ipiranga. Depois explico.

terça-feira, novembro 03, 2009

Os Homens que Odeiam as Mulheres, Stieg Larson


O primeiro livro da triologia Millennium que Stieg Larson escreveu sem nunca ter conhecido o seu sucesso por ter morrido pouco depois. "Os homens que odeiam as mulheres" é um livro extraordinariamente bem escrito, cheio de pequenas histórias que são contadas em pormenor e que ajudam a densificar as personagens.
A personagem central é Mikael Blomkvist, um jornalista desacreditado depois de escrever acerca do grande financeiro sueco WennerstÖm, o que chega a levá-lo à prisão. Entra na história Henrik Vanger, e depois dele muitas outras personagens de incrível densidade, com histórias por vezes terríveis e segredos inimagináveis.
Faltam os restantes livros da triologia, que garanto que não vou perder. O livro já estreou em filme em Portugal.

Obrigada M. pela sugestão!