domingo, março 16, 2008

Gabriel García Márquez e Fidel Castro, Os segredos de uma Amizade


De Ángel Esteban e Stéphanie Panichelli, um livro sobre os meandros duma amizade entre Gabo, descrito como um homem que adora o poder mas que o exerce discretamente e Fidel que, todos reconhecemos, o detém.


Gabo sonhava com uma América Latina unida e com um socialismo próprio, diferente da URSS ou de países comunistas como a China. Fidel seria um catalizador desse sonho com o exemplo que podia dar em Cuba de um Socialismo forte e justo.


Os autores não evitam o tom crítico com que descrevem certos acontecimentos em Cuba ou mesmo relativamente a Gabo: muitas vezes ironicamente apontam o dedo ao regime de Fidel e a Gabo por nada fazer relativamente aos problemas cubanos (principalmente no que respeita aos presos políticos e às condenações à morte que Márquez sempre criticou).


A verdade não está neste livro, nem estará em nenhum que se escreva, mais ou menos pró-castrista. A verdade só os dois a conhecem e veremos se um dia a contarão (esta é, aliás, uma promessa de Gabo).


Sem dúvida que é um livro bem documentado, baseado numa bibliografia extensa, mas que nem sempre é isento - não podendo deixar de fazer esta crítica, tenho dúvidas no entanto que fosse possível escrever um livro destes com verdadeira imparcialidade,




Obrigada LG e HL por este presente naquele dia tão especial.


1 comentário:

Dry-Martini disse...

Registei na minha extensa lista (até porque normalmente as suas sugestões são muito boas) mas sabe que agora ando numa de portugueses contemporâneos .)

XinXin