terça-feira, fevereiro 08, 2011

Milagrário Pessoal, José Eduardo Agualusa

São palavras originárias de várias línguas, é a busca dos neologismos, é a linguagem dos pássaros, é uma história de amor. Iara, jovem linguista, procura neologismos para serem incluídos nos dicionários. Para isso pede ajuda ao antigo professor - ex anarquista angolano - e cumprem-se viagens, estórias e conversas. Personagens hilariantes, lugares improváveis e o amor, o desejo.
Agualusa é um grande defensor do Acordo Ortográfico, eu ainda sou resistente, apesar de compreender os seus argumentos - provavelmente acabarei por me render.
Ainda sobre o livro, Bruno Vieira Amaral escreveu, entre outras coisas, que Palavras também são poder, política no sentido mais lato. Podem significar insubmissão, como no caso do timorense que declamava sonetos de Camões. Podem siginificar afirmação nacionalista, como no caso das elites brasileiras que passaram a utilizar apelidos de origem tupi. Podem significar subversão, como o colonizado que pretende colonizar a língua do colonizador para assim o dominar.

Sem comentários: