quinta-feira, novembro 11, 2010

Marina, Carlos Ruiz Zafón

É um livro anterior a "A sombra do Vento" (o meu preferido) e "O jogo do Anjo" mas só editado agora em Portugal. É também, segundo o autor, o seu favorito: "De todos os livros que publiquei desde que comecei neste estranho ofício de romancista, lá por 1992, Marina é um dos meus favoritos". Ainda que discordando do próprio, "Marina" tem muitas marcas do autor: a cidade de Barcelona e edifícios escondidos, mistério, criaturas fantasmagóricas e uma bonita história de amor. O narrador e personagem central, Óscar, retrocede 15 anos para contar a história que o marcaria para sempre. Em 1980 conhece Marina e a sua vida nunca mais será a mesma. Zafón habituou-nos a uma belíssima escrita, com descrições de uma Barcelona que muitos desconhecem. Desta vez não há nenhum "cemitério dos livros esquecidos" (pelos vistos surgiu mais tarde) nem estórias rodeadas de livros, e talvez por isso "Marina" não me tenha apaixonado tanto como os livros que li anteriormente (ainda que tenham sido escritos mais tarde). A prova de que a morte é o mais certo da vida, e que tentar fintá-la fingindo ser um qualquer Deus de nada serve.

1 comentário:

joana disse...

Marina veio atrás da fama dos dois outros romances já publicados em Portugal e o próprio Zafón o considera um romance de adolescência, juntamente com La Trilogía de la Niebla (tenho em espanhol e aconselho). É bom, mas não é brilhante como A sombra do Vento, que também é o meu preferido.

beijos com saudades