quarta-feira, outubro 19, 2005

Soneto da Fidelidade e outros poemas de amor

De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei-de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu descontentamento.

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

Vinícius de Moraes







Aves Marinhas
Soltaram-se dos teus dedos
Quando anunciaste a despedida
E eu que habitara lugares secretos
E me embriagara com os teus gestos
Recolhi as palavras vagabundas
Como a tempestade engole os barcos
Porque ama os pescadores


E amei-te sem saberes
Amei-te sem o saber
Amando de te procurar
Amando de te iventar

Sem comentários: