terça-feira, fevereiro 26, 2008

Coisas que ando a fazer ( e não sei se bem) IV

A Gestão de Recursos Humanos tem a ver com pessoas que, como seres complexos e únicos, não podem ser tratados apenas como “recursos” e com base apenas no seu “valor de uso”, mas vistos como possuidoras de determinadas características e competências que lhes são próprias.
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Não é possível esquecer que, ao falar de gestão de recursos humanos é de pessoas que se trata. Não se pode atingir um nível “óptimo” de qualidade e competitividade organizacionais se não se tiver em conta que os indivíduos que contribuem para esses factores são pessoas, com vida pessoal e familiar, com emoções, atitudes e comportamentos próprios. É igualmente importante reconhecer que as organizações devem estar viradas para fora, no sentido em que têm, como já foi referido, de estar em sintonia com outras instituições e com o próprio Estado.
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A ordem interna e a estabilidade duma empresa dependem disto mesmo: reconhecer os seus trabalhadores como seres únicos, ter capacidade de negociação e acima de tudo a capacidade de atingir consensos.
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As questões da flexibilidade e adaptabilidade dos trabalhadores nas empresas estão hoje na ordem do dia. Sendo certo que são precisas medidas que respondam aos desafios da economia global, é importante não esquecer que há direitos de que os trabalhadores não estão dispostos a abdicar, e que pô-los em causa é não só um risco para a classe trabalhadora como para as empresas de que fazem parte. Alguma flexibilização é necessária, mas não a qualquer custo.Os gestores de recursos humanos têm neste campo um papel muito importante a desempenhar, por estarem virados para as pessoas, as relações entre elas e a sua relação com as organizações. São profissionais com experiência não só em identificar competências, mas também a reconhecer os riscos que uma flexibilização sem limites pode trazer para as empresas que, por necessitarem de trabalhadores com uma certa dedicação e disponibilidade, que se integrem com facilidade e que trabalhem em prol de objectivos comuns a toda a organização, devem reconhecer as preocupações da crescente precariedade a que os trabalhadores estão sujeitos.

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