segunda-feira, junho 28, 2010

Tubo de Ensaio, Bruno Nogueira e João Quadros

É uma compilação de textos do programa com o mesmo nome que passa na TSF de 2ª a 6ª. Uma óptima leitura para a praia. B.N. e J.Q. têm alguns "ódios de estimação": a Maya, o Camilo de Oliveira, a Simara, Florbela Queirós... enfim, tudo figuras públicas de "alto gabarito". Confesso que sou uma fã do "lado negro" deste programa - e do livro - em temas sensíveis como o célebre "Caso Maddie" ou o Joseph Fritzl, "o Monstro de Amstetten". Cada capítulo tem apenas 2 páginas, em regra (são apenas uns minutos de rádio) divididos em rubricas como Deu que falar; Curiosidades; Enviado banal; Projectos para o Futuro; Ponto de vista; Pouco Provável; Entrevista de tamanho M e Sugestões para o Fim-de-semana que passou.

Uma "Entrevista de tamanho M" é com Deus. Nogueira e Quadros criam um diálogo com Deus a propósito das catástrofes que acontecem... "se Deus quiser".

Na rubrica "Curiosidades", a propósito da LEGO, apresentam alguns factos importantes: "Sabia, que o primeiro boneco criado pela LEGO, em 1979, foi o do polícia? E que, dois meses mais tarde, nasceu a primeira minifugura mulher, a enfermeira? Parece que a ideia inicial era fazer um filme porno de animação. E sabia que, só em 2003, os bonecos da LEGO passaram a ter figuras de raça negra? Pode parecer estranho aparecerem só nesta altura porque a LEGO é quase tudo à base de construções... pois, lá vem a senhora da igualdade... desculpe. (...)"

Em "Pontos de Vista", sobre Moita Flores: "O Moita Flores é um bocado o MacGyver dos comentários. Safa-se sempre, seja qual for o assunto em que se meta: vai buscar um lugar comum aqui, uma estatística ali e um conhecimento superficial sobre o tema acolá, junta tudo num discurso e acaba por se safar a passar por especialista."

É um livro leve, cómico e que recomendo. Não posso deixar de dizer, no entanto, que foi muitíssimo mal revisto (está cheio de erros e gralhas, a pontuação e acentuação deixam muito a desejar) ainda que tenha a 1ª edição - não sei se entretanto reviram os textos.

Sem comentários: